quinta-feira, 8 de maio de 2014

Medalha do Mérito Agamenon Magalhães - Discurso


O SR. INOCÊNCIO OLIVEIRA (Bloco/PR-PE. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, fui agraciado pelo Prefeito Luciano Duque, da minha querida terra Serra Talhada, com a medalha do Mérito Agamenon Magalhães, filho de nossa terra um grande estadista brasileiro. Gostaria de agradecer pela homenagem que me presta, incluindo entre aqueles com relevantes serviços prestados a Serra Talhada e ao seu povo. E aproveito para me colocar a disposição do prefeito, dizendo que ele sempre pode me procurar que estarei sempre pronto para lutar pelos interesses da nossa amada cidade.
Também gostaria de saudar e relembrar os prefeitos que trabalharam comigo: meu querido mano Tião, que trabalhamos juntos por 14 anos, meu amigo pessoal Dr. Ferdinando Feitosa, durante 4 anos e o ex-prefeito Carlos Evandro por dois mandatos.
Serra Talhada nada me deve. Completando 40 anos que a represento no Congresso Nacional, eu sou quem devo a Serra Talhada, pela oportunidade de realizar todas as obras que pude fazer.
Em 1974, quando entrei para a política, Serra Talhada era a 34ª cidade entre as mais importantes do estado. Hoje, depois de mais de 1.000 obras realizadas, está entre as 15 mais importantes de Pernambuco. E é difícil encontrar uma obra importante em Serra Talhada que não tenha a minha participação, inclusive dezenas de calçamentos, obras de saneamento básico e obras de infraestrutura.
Quem primeiro sonhou com água do São Francisco em Serra Talhada fui eu. Coloquei 150 milhões de reais, mas infelizmente fizeram um projeto megalômalo, exagerado, e o dinheiro acabou sendo devolvido. Nessa oportunidade, o então ministro Ciro Gomes, sugeriu que eu destinasse parte do dinheiro para concluir as adutoras do Oeste e a de Jucazinho.
Além disso, quando na adutora do Pajeú, a captação de água era diretamente no rio, portanto a água vinha bruta, sem tratamento, possibilitando o alastramento de diversas doenças. Então eu fiz um projeto para reivindicar que colocassem uma estação de tratamento para que a água já viesse pura e pronta para uso. Também ampliamos o sistema de tratamento de água da estação lá do Cachoeira, que hoje ainda funciona, em reforço ao da adutora do Pajeú.
A barragem de Serrinha era um sonho acalentando de várias gerações, e nós conseguimos, junto ao então presidente Fernando Henrique, que a obra fosse concluída pelo exército brasileiro, inclusive com toda a estrada de contorno e a eletrificação. Hoje, a barragem é um dos maiores centros de pesca do estado, proporcionando, graças a Deus, uma vida muito boa para os 400 pescadores que vivem dela.
Também são frutos do nosso esforço, o Centro de Desenvolvimento da Caprino-ovino cultura de Serra Talhada, feito com uma verba de 3 milhões que eu liberei, a estrada de Serra Talhada até Santa Rita, até a fronteira com a Paraíba, que inclusive tem o nome do meu saudoso pai, Vicente Ignácio de Oliveira, o seu Micenas; o recapeamento da BR-232, de São Caetano e acaba lá em Parnamirim; também consegui o recapeamento completo da PE 320, ligando Serra Talhada até Brejinho, fronteira com a Paraíba, e da PE-390, ligando Serra Talhada – Caruaru – Floresta.
E na administração do Dr. Ferdinando Feitosa nós colocamos em TODOS os distritos, na zona rural, telefone, posto de saúde e escolas de 1º grau. E na administração do meu querido mano Tião, fizemos um acervo de obras nunca antes visto em nenhuma cidade de Pernambuco. O Alto do Bom Jesus foi quase todo calçado naquela oportunidade. Inclusive, conseguimos o 14º Batalhão da Polícia Militar de PE com o ex-governador Joaquim Francisco.
Fizemos, também, de uma só vez, seis escolas de 1º grau em vários distritos, dentre eles: Jardim, Caiçarinha da Penha, Varzinha e Santa Rita.
A primeira clínica Psiquiátrica entre Caruaru e Petrolina é a daqui de Serra. E eu coloquei um milhão de reais na UPA, para que fosse realizada. Criamos, também, a primeira faculdade de Serra Talhada, que foi a Faculdade de Formação de Professores, em 1976, e depois, através da autarquia educacional de Serra Talhada, ampliamos para vários outros cursos.
Também resultaram do nosso empenho, o Centro Rural de Educação Methódio Godoy, diversas quadras poliesportivas cobertas (inclusive a que está próxima ao Cônego Torres) e a Escola Técnica do Sertão (com vários cursos profissionalizantes). E ultimamente, temos trabalhado para a construção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, e também por um centro do SESC, com outros tantos cursos profissionalizantes para preparar a nossa juventude para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.
Vale salientar um projeto aprovado por mim na Câmara Federal. Muitas empresas exigiam em concursos que o candidato tivesse experiência de 3 ou 4 anos, como a PETROBRAS.Com a aprovação desse projeto, um estagiário com experiência de 6 meses já pode prestar qualquer concurso, inclusive o desta gigante estatal. O próprio presidente Lula me disse que este era um projeto sonhado por ele.
Também gostaria de citar a Universidade Federal Rural de Pernambuco, criada graças à nossa intervenção junto ao presidente Lula, e a primeira estrada municipal a ser federalizada, para que fosse feito o asfaltamento, de Serra Talhada até o Campus da Universidade Federal Rural. Uma vila pela minha Casa minha Vida, com 964 residências que estásendo ampliadas.
A faculdade de Medicina, que era um sonho, nós conseguimos com o então governador Eduardo Campos, através da UPE. E estamos pleiteando para que ele seja ampliado, de 40 vagas anuais, como são hoje, para 80 vagas anuais.
Eu participo, juntamente com outros 13 sócios, da Faculdade de Integração do Sertão, que tem seis cursos, inclusive enfermagem, administração, economia e direito.
Assim, somando 26 cursos superiores, incluindo medicina, Serra Talhada tem mais opções de graduação do que Caruaru e Petrolina.
Então, se eu fosse citar todas as obras em que eu tive participação, eu passaria a noite inteira falando. Portanto, termino assim: Mas Serra, eu te devo muito. Eu devo a oportunidade de servi-la, servi aos conterrâneos serratalhadenses, com dedicação, amor e carinho.
Muito obrigado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário