quinta-feira, 12 de junho de 2014

Sobre a Copa do Mundo 1994

Em 1994, quando a Seleção Brasileira ganhou o seu quarto título mundial  nos Estados Unidos, eu era Presidente da Câmara dos Deputados, cargo que muito me honrou e foi, sem dúvida, um marco em minha trajetória política. A fotografia que estou postando hoje é um registro da visita da Seleção Canarinho à Câmara, logo após conquistar o cobiçado troféu, naquela Copa do Mundo que vai ser sempre lembrada como uma das mais importantes na história do nosso futebol.
O capitão Dunga e o Deputado Inocêncio Oliveira com a Taça Fifa
Chegamos aos Estados Unidos sem nenhum favoritismo,  completamente desacreditados e sofrendo a dor causada pela da morte recente de Ayrton Senna. Conseguimos a vaga para o torneio no último jogo da fase eliminatória, contra o Uruguai, e precisando desesperadamente da vitória. Romário marcou dois belos gols na segunda metade do segundo tempo e evitou que, pela primeira vez, ficássemos  fora  de uma Copa da Fifa.
No percurso até a partida final,  nossos jogadores mostraram equilíbrio e tranquilidade e foram, jogo a jogo, fazendo ressurgir a confiança e a paixão da torcida brasileira - uma conquista tão importante quanto a própria taça. 
Diante da também tricampeã Itália, em jogo tenso, pela primeira vez uma Copa foi decidida nos pênaltis. As duas primeiras cobranças foram desperdiçadas. O primeiro a bater foi o capitão Baresi, da Itália, e chutou para fora. Pelo Brasil,  o zagueiro Márcio Santos chutou em cima do goleiro Pagliuca que não teve dificuldades na defesa. Em seguida, Albertini e Evani converteram para a Itália, e Romário e Branco converteram para o Brasil. Massaro cobrou para a Itália e Tafarel defendeu. Dunga cobrou e fez um belo gol deixando o Brasil em vantagem. Com o placar de 3 a 2 favorável ao Brasil e faltando uma cobrança para cada lado, foi a vez de Roberto Baggio cobrar e chutar para fora, por cima do travessão. Ele ficou imóvel, enquanto os brasileiros festejavam em êxtase após  24 longos anos de jejum. Oito anos depois ganhamos a Copa do Mundo realizada no Japão e Korea do Sul e nos tornamos pentacampeões. 
Dentro de poucas horas a Seleção Brasileira entrará em campo, abrindo a Copa do Mundo Fifa do Brasil 2014. Que todos tenham tranquilidade para superar os obstáculos do caminho e que o talento de cada um se converta em gols para que tenhamos, pela sexta vez, uma grande e maravilhosa festa  verde e amarela.




Nenhum comentário:

Postar um comentário