À tarde, participei da Sessão da Câmara dos Deputados, tendo presidido
até as 15 horas, quando fui a Sala de reunião da Mesa presidir a Reunião
do Centro de Estudos e Debates Estratégicos que, dando prosseguimento
ao estudo do tema “Mobilidade Urbana”, recebeu como palestrante o Eng.
Marco Antonio Vivas Motta, Diretor do Departamento de Cidadania e
Inclusão Social da Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade
Urbana do Ministério das Cidades. O Dr. Marco Motta abordou
especificamente o tema Política Nacional de Mobilidade Urbana. Naquela
oportunidade fiz questão de registrar o minha descrença no êxito dessa
política, já que é o próprio governo que, ao incentivar sobremaneira a
indústria automobilística, inviabiliza a mudança de atitude que o
brasileiro precisa ter para encarar com simpatia o transporte coletivo
urbano.
Em seguida, voltei ao plenário para participar da Sessão
Extraordinária da Câmara dos Deputados que estava em curso e que foi
encerrada Às 17h36min. Iniciou-se outra Sessão Extraordinária às
17h38min e nela foram votadas várias matérias, entre as quais a Proposta
de Emenda à Constituição - PEC que viabiliza a criação de órgãos
específicos para cuidar da segurança viária no âmbito dos estados, dos
municípios e do Distrito Federal. A proposta visa a melhorar a
fiscalização do trânsito nas cidades, hoje uma das maiores causas de
mortes e incapacitação física em nosso país.
Outra importante matéria
aprovada foi a PEC que prorroga por 15 anos (até 2028) a aplicação de
percentuais mínimos dos recursos para irrigação nas regiões Centro-Oeste
e Nordeste (20% e 50%, respectivamente). O texto original previa a
prorrogação dos percentuais por dez anos. Os recursos para o nordeste
devem ser direcionados preferencialmente ao Semiárido.
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