terça-feira, 25 de novembro de 2014

Aparte do deputado Bruno Araújo - PSDB/PE - 19/11/2014



Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Deputado Inocêncio, muito já se disse e, por mais que se diga, não bastam 40 anos de vida pública. Eu prefiro lembrar outra conotação. Nós participamos de um Parlamento e vemos hoje um homem público se despedir deste Plenário, tendo assistido e participado da posse de 9 Presidentes da República.
A história que seus netos vão levar não se resume a uma vida pública de apenas 10 mandatos ou 40 anos de mandato. Eles poderão fazer referência ao fato de que seu avô participou da votação da Lei da Anistia Política; poderão fazer referência a que seu avô tem o nome inscrito na Constituição de 1988; poderão dizer que seu avô participou do momento em que se decidiu sobre as eleições diretas, quando o povo clamava na rua; poderão dizer que seu avô participou de momentos históricos da vida brasileira ao longo desse período, tendo sido, desse ponto de vista, premiado e coroado.
Eu tenho certeza de que V.Exa., quando olha o início da década de 1940, em sua Serra Talhada, lembra-se de que um filho de Serra Talhada por diversas vezes pôde interinamente assumir a Presidência da República, a Presidência desta Casa e a Liderança de partidos dos mais importantes desta República.
O momento da despedida de V.Exa. — nós teremos na próxima legislatura a ausência também de seu contemporâneo em todo esse período, o Deputado Henrique Eduardo Alves — é também de testemunho daqueles que participaram e viveram de perto a história recente e contemporânea brasileira.
V.Exa. hoje talvez dê a sua família o maior presente de todos. V.Exa. se deu, ao longo dos últimos 40 anos, à vida pública. Que Deus agora lhe permita ter saúde para dedicar esse tempo à convivência com filhas, netos, esposa e genros. 
Eu quero dizer da minha satisfação de a minha geração ainda ter visto V.Exa., podendo registrar no futuro que fomos contemporâneos de um dos Deputados mais importantes da história recente brasileira!
Meus cumprimentos a V.Exa.!

Nenhum comentário:

Postar um comentário