terça-feira, 25 de novembro de 2014

Aparte do deputado João Campos - PSDB/GO - 19/11/2014


Sr. Presidente, Deputado Amauri Teixeira, Presidente Inocêncio Oliveira, de fato, este é um momento singular. A sua história certamente marcará não apenas nós que tivemos o privilégio de conviver com o senhor nesta Casa, mas sobretudo as futuras gerações. 
São 40 anos de vida digna, fazendo política na verdadeira acepção da palavra, entendendo que não é para servir a si mesmo, mas para servir ao próximo, para servir à sociedade e ao seu País.
Em tempos de tantas manifestações de indignidade, de corrupção, de membros do Parlamento que perdem o mandato em razão do desvio de conduta, V.Exa. completa 40 anos de vida digna, de vida decente, de mãos limpas. Isso tem muito valor para todos nós e para a sociedade brasileira.
Certamente, V.Exa. participou, como já foi dito aqui, de diversos momentos que marcam a história do Brasil: a Constituinte, o Plano Real, na época do Presidente Itamar Franco, pelas mãos de Fernando Henrique, depois consolidado na Presidência de Fernando Henrique com a participação do Parlamento, debelando o fenômeno da inflação, que tirava a dignidade dos brasileiros. Participou também da Emenda Constitucional que produziu a reforma administrativa do Estado brasileiro; da primeira reforma da Previdência, que se transformou na Emenda Constitucional nº 20; e da segunda reforma, que se transformou na Emenda Constitucional nº 40. Participou ainda, e de forma muita ativa, da reforma do Poder Judiciário, que se transformou na Emenda Constitucional nº 45. E participou inclusive de um momento interessante, porque a Constituição brasileira trazia um dispositivo que contribuía com a impunidade, especialmente a de Parlamentares, eis que colocavao Parlamentar acima da lei, do bem e do mal, estabelecendo uma regra pela qual o Parlamentar que cometesse crime só poderia ser processado se tivesse uma autorização do Parlamento. Pois V.Exa. participou do momento em que se extirpou da Constituição do Brasil esse instrumento, esse instituto. Enfim, são tantos momentos interessantíssimos!
Penso que V.Exa. enfrentou também muitos momentos difíceis, embates difíceis vindos de quem queria diminuí-lo, e V.Exa. não se permitiu, nunca se curvou, quer literalmente do ponto de vista físico, quer do ponto de vista moral, no exercício do mandato. E tudo isso certamente nos orgulha.
Outros membros desta Casa a deixaram de forma indigna. Não foram dignos do mandato, e foram cassados. Saíram daqui de cabeça baixa. Outros, um fenômeno da natureza os recolheu: o fenômeno da morte. E V.Exa., depois de 40 anos de exercício parlamentar, não encerra a sua atividade política, masencerra a atividade parlamentar, de cabeça erguida, sorrindo, homenageado pela sua família e por todos nós.
Desejo, Deputado Inocêncio Oliveira, que os seus próximos anos, que seguem,sejam tão prazerosos quanto foram os anos em que o senhor conviveu nesta Casa, com a sua dedicação ao Brasil. Que Deus continue abençoando V.Exa., abençoando a sua vida, a sua caminhada, a sua jornada! Penso que V.Exa. encerra a sua caminhada parlamentar, podendo se expressar, como se expressou o Apóstolo São Paulo: Combati o bom combate. E encerra a carreira, guardando a fé e a esperança
Parabéns! E que Deus o abençoe! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário