sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Aparte do deputado Eliseu Padilha - PMDB/RS -19/11/2014



 Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, distinta, bela e numerosa é a família do Deputado Inocêncio Oliveira.
Meu companheiro de jornada, meu amigo, excelente homem público, quero, em nome do meu partido, em nome da Liderança do PMDB e de cada um dos Parlamentares do PMDB nesta Casa, registrar o respeito e o carinho por V.Exa., bem como a solidariedade absoluta as suas causas nesta Casa e a homenagem à sua trajetória longeva e ainda altamente frutífera junto a todos nós.
Lembro, com grande alegria, o dia em que tive o privilégio de chegar à sua cidade, à sua casa e de, junto com V.Exa., participar da inauguração de um viaduto sobre uma das travessias que, na época, no fim da década de 90, já eram perigosas em Serra Talhada. E o Deputado Inocêncio conseguiu motivar a mim, e o Ministério que à época eu presidia, e o Governo a realizar, em regime de urgência, pelo respeito que devotava ao Deputado, aquela obra tão importante na época. Mas o mais importante — e eu me dirijo à família — foi que, depois da inauguração da obra, fomos para a sua casa, e o Deputado Inocêncio ofereceu um autêntico banquete regional. Não para ele e para mim, mas para a população que, em grande número, acorreu àsua casa. Todos eram tratados com a mesma distinção com que tratava a mim e ao então Prefeito, que, se não me engano, era seu irmão ou uma pessoa de sua família. O tratamento dado ao João, ao Pedro e ao José,que tinham acesso à sua casa, era o mesmo dedicado a mim. Isso é um testemunho da forma com que o Deputado Inocêncio exercitava e exercita a vida pública.
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputado, quero, portanto, dar aqui o depoimento de 20 anos de convivência, em que aprendi a respeitar e a ouvir. Como já foi dito por tantos que já me antecederam hoje, meus primeiros passos aqui foram, sim, orientados pelas lições que buscava junto àqueles que mais entendiam da Casa. Entre esses pontificava, sem dúvida nenhuma, o Deputado Inocêncio Oliveira.
Agora, Deputado, nós saímos juntos desta Casa, com a missão cumprida. Tenho certeza de que V.Exa. sai com um grande tesouro de obras públicas, algumas de expressão material, mas a maioria certamente sem expressão material, e estas tendem à eternidade. Nesta Casa veremos,por muito tempo ainda, a influência do Deputado Inocêncio. 
Como sempre, V.Exa. foi um defensor da liberdade. E quero concluir minhas palavras com um verso que ontem eu ouvi citado, de um grande poeta brasileiro que faleceu há poucos dias, o poeta pantaneiro Manoel de Barros. Definindo liberdade, Manoel de Barros disse o seguinte: Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras: liberdade caça jeito. O Deputado Inocêncio é o próprio exemplo e o símbolo dessa liberdade.
Parabéns! Receba um grande abraço. Que ainda tenha muito, muito e muito reconhecimento por tudo o que fez, Excelência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário